Tribunal Militar de Minas Gerais conhece soluções modernas de arquivamento digital do TJDFT

Data: 03/03/2023

O titular da Secretaria da Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Otacílio Guedes Marques, o Coordenador da Coordenadoria de Sistemas da 1ª Vice-Presidência (COSISP), Daniel Rodrigues Monteiro, e o Coordenador da  Coordenadoria de Tratamento e Destinação Documental (CODOC), Cristiano Menezes Alvares, receberam a visita de representantes do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). A equipe mineira veio conhecer o RDC-Arq e o PJE-Arq para futura implantação no órgão. O encontro aconteceu nessa quarta-feira, 1º/3, no Memorial do TJDFT.  

PJe-Arq

O PJe-Arq é a solução destinada ao envio do processo eletrônico para o arquivamento. O sistema entra em ação quando o Juiz determina o arquivamento dos autos. Ele verifica se há pendências, calcula o prazo de temporalidade e avalia o valor histórico do processo.    

Após o arquivamento do processo digital e durante o período de guarda determinado por lei, dentro do qual precisa ser conservado, ele é mantido no RDC-Arq, sigla para Repositório Arquivístico Digital Confiável. A plataforma garante a guarda digital do PJe.    

O RDC-Arq e o PJe-Arq foram desenvolvidos pelas áreas de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) e Tecnologia da Informação (SETI), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O lançamento dessas soluções  ocorreu em novembro de 2022, no TJDFT. 

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Sugestões de leitura