Biblioteca da Assembleia Legislativa do Amazonas atende servidores e público externo

Data: 16/02/2024

Com cerca de 3.700 títulos, a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, localizada na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é um espaço para pesquisas e estudos disponível aos servidores, seus dependentes e público em geral.

Livros de diversas áreas como Direito, Administração Pública e Privada, Contabilidade, Serviço Social, Jornalismo, História e Geografia do Amazonas, Brasil e do mundo, História do Poder Legislativo, além de obras de literatura podem ser consultadas no local.

“A biblioteca da Aleam é mais um espaço do Poder Legislativo que está à disposição da população. Todos aqueles que precisarem, que quiserem fazer pesquisas, estudar, ampliar seus conhecimentos, são muito bem-vindos. Que cada vez mais pessoas possam usufruir desse local que pertence ao povo do Amazonas”, explicou o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB).

A biblioteca atende servidores que podem usar o espaço para realizar pesquisas; fazer empréstimos de livros, durante oito dias e até três obras por vez, ou utilizar como sala de estudo.

O público externo também pode realizar consultas locais ao acervo e utilizar o espaço para estudo. Funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 15h.

“Temos diversos livros da literatura amazonense, que são cobradas em vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por exemplo, e os estudantes podem consultar”, explica o gerente da biblioteca, Paulo Maurício. Ele informa, ainda, que também são disponibilizados livros dos ensinos fundamental e médio.

Doações

Paulo Maurício explica que a biblioteca costuma receber doações de diversos livros, e após análise e catalogação dos mesmos, são destinados a bibliotecas comunitárias que funcionam em bairros de Manaus ou de municípios do interior.

“Nosso objetivo é incentivar a leitura e, principalmente, a ampliação dos conhecimentos, além de reutilizar e aumentar a vida útil dos livros”, conclui o gerente.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Sugestões de leitura