Biblioteca do Judiciário lança exposição ‘Dicionário Feminista’ em alusão ao mês das mulheres

Data: 13/03/2023

Autoria: Mauricio Santana

Biblioteca do Judiciário lança exposição ‘Dicionário Feminista’ em alusão ao mês das mulheres

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio da Biblioteca Geral do Judiciário, convida a todos os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do Judiciário alagoano a visitar a exposição ‘Dicionário Feminista’, iniciativa itinerante elaborada pela Biblioteca. Entre os dias 8/03 a 7/04, os painéis percorrem diversas unidades judiciárias, com breves explicações de termos utilizados no movimento feminista.

A diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves, explica que a exposição apresenta dez termos e conceitos importantes para compreender as relações de gênero e identificar atitudes de discriminação e opressão às quais as mulheres são submetidas cotidianamente.

“Neste sentido, a exposição tem dois objetivos principais: nomear situações e comportamentos que reforçam e perpetuam o machismo na nossa sociedade, e disseminar informação para desconstruir mitos, estigmas e ideias distorcidas sobre a luta das mulheres por igualdade de direitos”, afirma Mirian.

Os painéis expositivos passam pelas seguintes unidades do Poder Judiciário:

Tribunal de Justiça de Alagoas: 

de 8 a 15 de março de 2023

Fórum da Capital:

de 16 a 22 de março de 2023

Rodoviária:

de 23 a 29 de março de 2023

Esmal:

de 30 de março a 7 de abril de 2023

A diretora da Biblioteca também convida a comunidade do Judiciário a usufruir do amplo acervo da biblioteca, que dispõe de vários livros à disposição daqueles que desejarem se aprofundar sobre essa temática. Ela reitera que o serviço de delivery para empréstimo e devolução de livros está disponível para todas as unidades judiciárias de Maceió.

“Trata-se de um convite à reflexão que não se encerra na leitura dos verbetes que compõem a exposição. Transformar a realidade é um caminho que passa pelo conhecimento”, conclui Mirian.

Fonte: Correio dos Municípios

Sugestões de leitura