Sugestão de Leitura - Dados jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 2030

Data: 29/12/2023

Carla Maria Martellote Viola, doutora pelo PPGCI-Ibict/UFRJ e bolsista pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI-Ibict) em parceria com Luana Sales, professora do PPGCI-Ibict/UFRJ, e Milton Shintaku, coordenador de articulação, geração e aplicação de tecnologia do Ibict tiveram seu artigo publicado na última edição, volume. 29 (2024) da Revista Encontros Bibli.

Carla Maria Martellote Viola, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI-Ibict) /UFRJ) e bolsista pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI-Ibict) em parceria com Luana Sales, professora do PPGCI-Ibict/UFRJ, e Milton Shintaku, coordenador de articulação, geração e aplicação de tecnologia do Ibict tiveram seu artigo publicado na última edição, volume. 29 (2024) da Revista Encontros Bibli: que abordou a temática “Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta” e foi disponibilizado no dia 13 de dezembro de 2023.

Em “Dados jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 2030”, os autores propõem um conceito e uma tipologia para os dados jurídicos com vistas à Agenda 2030 e utilizam como método a investigação exploratória para preencher as lacunas existentes quanto ao conceito e à caracterização dos dados jurídicos.

Segundo Milton Shintaku, “o conceito e a tipologia propostos para os dados jurídicos trazem contribuições, tanto para o campo da Ciência da Informação, como para o campo do Direito, no que diz respeito à análise das classes que envolvem a gestão, o uso e reuso dos dados jurídicos, e viabilizam a apuração das métricas intentadas nas metas dos Objetivos da Agenda 2030, proporcionando uma justiça que caminha em direção à informação jurídica sustentável”.

De acordo com Carla Viola, “ao escrever esse artigo, ela decidiu, além de criar conceito e tipologia para os dados jurídicos, reforçar a importância dos dados para demonstração dos resultados dos indicadores, das metas, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030”.

Nesse contexto, a professora Luana Sales chama a atenção para a grande importância, que a estrutura em oito categorias, com tipologia original e a caracterização das classes dos dados jurídicos, apresentadas como resultado da pesquisa têm para representação, gestão e organização dos dados jurídicos. Luana Sales destaca a necessidade de aplicabilidade dos Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), “que colocam ênfase especificamente no aprimoramento da capacidade das máquinas de encontrar e usar automaticamente os dados jurídicos”.

De acordo com Carla Viola, a parceria dos autores da Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (Cotec-Ibict) Brasília e do PPGCI- Ibict/UFRJ “está em sintonia com as linhas de atuação do Ibict (Informação Científica, Informação para o Governo e Ensino e Pesquisa) e corrobora os estudos desenvolvidos para a criação do Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS)”.

Sobre os autores:

Milton Shintaku – Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (Ibict), coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8605833104600600

Carla Maria Martelote Viola – Advogada e Publicitária. Autora do livro A Voz e a Vez das Mulheres: Informação, política e direitos. Doutora (2023). Mestra (2018) em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict/UFRJ), graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997). Pós-graduada em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil com complementação pedagógica (AVM/Candido Mendes/2015). Bolsista Programa de Capacitação Institucional (PCI-Ibict). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i-Ibict) e da BRIET: Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia (Ibict). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3133945606177771

Lana Farias Sales – Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do PPGCI-Ibict/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/Ibict (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Analista em C & T do MCTIC/Ibict, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9090064478702633

Saiba mais sobre a Revista Encontros Bibli:

A Encontros Bibli (revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação) é uma publicação periódica do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A revista tem a excelente nota, Qualis A2, na área de avaliação Comunicação e Informação e é indexada em ESCI (Web of Science/Clarivate Analytics), Scopus, Redalyc, DOAJ e Latindex, entre outros.

Para ler o texto completo, clique no link abaixo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94664/54697

Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Sugestões de leitura