O bibliotecário jurídico

Data: 14/03/2022

Autoria: Leila Pereira

O profissional precisa familiarizar-se e trabalhar com o uso das tecnologias em seus procedimentos técnicos e de gestão.

Em março é comemorado o dia do bibliotecário, profissional responsável pela disseminação de informação nas organizações.

Tradicionalmente, no mês de março, ocorrem vários eventos comemorativos a profissão Bibliotecária, que foi regulamentada pela lei Federal 4.084, em 1962.

Esse profissional trabalha com a coleta, tratamento e organização de informação e documento. Portanto, atua em diversas áreas, como: bibliotecas públicas, escolares e universitárias, bem como escritórios jurídicos, laboratórios, agências de publicidade, empresas de e-commerce, provedores de internet, órgãos governamentais, entre outras.

Para o desempenho dessa atividade é necessário graduação em biblioteconomia, e possuir registro ativo no conselho da classe.

A função primordial do bibliotecário é o de disseminador de informação. Ao reunir, tratar e organizar a informação, ele procede para que a mesma possa ser recuperada e acessada de maneira eficiente.

Já, enquanto bibliotecário jurídico, da mesma forma, ele seleciona, analisa, tratar e organiza a informação para a sua rápida e precisa localização e uso. Nesse ambiente, também elabora clippings de legislação, notícias, acompanhamentos de projetos e de temas específicos, entre outras atribuições. Exerce, ainda, a atividade de referência. Oportunidade em que se concentra no atendimento de pesquisas, na localização e recuperação de legislação, julgados, direções doutrinárias, relatórios setoriais, empresariais, entre outros.

O bibliotecário por sua expertise consegue localizar recursos essenciais, identificar autores importantes e influentes nos temas procurados, por possuírem competências técnicas em pesquisa, identificação de fontes de informação fidedignas; e seguirem padrões e protocolos internacionais que auxiliam a dar confiabilidade da informação fornecida.

Saliente-se que esse profissional lida com informações impressas, analógicas e digitais, tanto interna, quanto externa à  organização.

Na atualidade, vivemos uma transformação digital, com amplo impacto na realidade da maioria das profissões.

Neste contexto, o profissional precisa familiarizar-se e trabalhar com o uso das tecnologias em seus procedimentos técnicos e de gestão. É necessário que ele busque ferramentas disponíveis no mercado que agregue valor ao seu trabalho, e facilitem o dia a dia de seus clientes.

Fonte: Migalhas

Sugestões de leitura