Biblioteca Ministro Carvalho Junior é reinaugurada no Fórum da Lavradio

Data: 18/10/2022

A Biblioteca Ministro Carvalho Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), foi reinaugurada nesta segunda-feira (17/10) em um novo espaço: o térreo do Fórum da Rua do Lavradio. Com a reorganização do acervo físico nas novas instalações, a biblioteca – que completa 60 anos em 2022 – volta a estar aberta ao público externo.

A presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, junto do desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos, presidente da Comissão de Biblioteca, descerraram a placa dessa nova etapa da biblioteca do Regional fluminense. “Após o incêndio que atingiu o edifício-sede do nosso Regional em 2002, o espaço buscou se realocar, alterando três vezes seu endereço, até se fixar, a partir de hoje, aqui no térreo do Fórum Marquês do Lavradio. Com a mudança para esse novo local, esperamos ampliar ainda mais os serviços da Biblioteca a magistrados, servidores, pesquisadores, advogados e partes”, afirmou a magistrada. Ela lembrou ainda que, durante a pandemia, o centro de pesquisa não interrompeu sua atuação e atendeu os usuários remotamente através dos serviços on-line de orientação e localização de conteúdo e da Biblioteca Digital, além das plataformas disponíveis ao público interno do TRT/RJ.

Já o desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos pontuou que a biblioteca do TRT/RJ foi nomeada como “Ministro Carvalho Júnior” em homenagem a Joaquim Máximo de Carvalho Júnior, primeiro presidente do TRT/RJ, entre 1946 e 1950, o qual também foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O magistrado também mencionou, com orgulho, o acervo de Obras Raras da Biblioteca e sua compilação em um livro.

Também fizeram parte do dispositivo de honra o desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, corregedor do TRT/RJ; o juiz do Trabalho Marcelo Moura, titular da 19ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro e membro da Comissão de Biblioteca; além do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em exercício, Fabio Goulart Villela.

Veja mais fotos da cerimônia de reinauguração no álbum do TRT/RJ no Flickr (link para outro sítio).

A Biblioteca

A Biblioteca Ministro Carvalho Júnior é a única biblioteca especializada em Direito do Trabalho no Rio de Janeiro, sendo seu acervo composto por livros, folhetos, revistas, diários oficiais, CD-ROMs/DVDs, além de uma coleção de obras raras nacionais e estrangeiras de grande significado não só para o Direito do Trabalho, mas para a ciência do Direito em geral.

Parte do seu acervo é oriunda da biblioteca do Conselho Regional do Trabalho da 1ª Região e de doações de juristas como Azulino Joaquim de Andrade Filho, Geraldo Octavio Guimarães, Celso Lanna, José Maria da Cunha, Luis Augusto de Rego Monteiro, Nélio Reis, Ruy de Barros, Mendes Pimentel, Clóvis Simões Barbosa, Hiaty Leal, Julio Barata, Luis Werneck de Castro, Alédio Vieira Braga, Otto Gil, entre outros.

A Biblioteca do TRT/RJ é referência entre os regionais trabalhistas e bastante atuante na área da informação jurídico-trabalhista, tendo participado da elaboração do projeto “Acervo Bibliográfico Histórico da Justiça do Trabalho”, junto ao Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – CGMNa-JT; da plataforma colaborativa elaborada pelas Bibliotecas da Justiça do Trabalho sobre  a Covid-19 e os reflexos no Direito do Trabalho; e da “Bibliografia da história da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil”.

Em 2012, sediou o XII EBJUT – Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho. Integra o Consórcio BDJur – Rede de bibliotecas digitais jurídicas formada por órgãos do Poder Judiciário, a Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra), a Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (BIBLIOMEMOJUS) e também participa do Guia de Bibliotecas Jurídicas Rio.

Consulte aqui o acervo da Biblioteca Ministro Carvalho Júnior (link para outro sítio).

As solicitações de pesquisas também podem ser realizadas através do e-mail (biblioteca@trt1.jus.br) ou dos telefones (21) 2380-5637 / 5604 / 5605 / 5607.

Serviço:

Endereço: Rua do Lavradio, nº 132, térreo, Centro, Rio de Janeiro/RJ (onde funcionava o setor de protocolo)

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ)

Sugestões de leitura