Seminário na Câmara reforça papel das bibliotecas públicas como instrumento de acesso à cidadania

Data: 03/04/2023

Realizado numa parceria entre as bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o seminário “Bibliotecas: agentes de promoção da cidadania” reafirmou a importância do acesso à leitura para a formação da cidadania, segundo aponta a diretora do órgão na Casa, Janice Silveira.

Janice Silveira aponta que o seminário também debateu as políticas públicas para o fortalecimento das bibliotecas e a necessidade de ampliar o sistema de estabelecimentos. Segundo a servidora, vários parlamentares têm noção da importância da causa para que o brasileiro tenha amplo acesso à leitura, reforçando o exercício da cidadania de forma ativa.

A Biblioteca da Câmara, que foi criada em 1823, é especializada em publicações parlamentares, conforme explica a servidora, mas também tem um olhar focado no cidadão, sendo aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira. Além disso, vários serviços estão disponíveis no portal da Câmara na internet, e a instituição também faz parte da Rede Rubi, que disponibiliza um catálogo coletivo de obras em conjunto com as bibliotecas dos demais poderes. Entre os serviços à disposição da população está o catálogo de obras raras, que foi transferido do Rio de Janeiro juntamente com a estrutura do Poder Legislativo quando da transferência da capital federal para Brasília.

Fonte: Câmara dos Deputados

Sugestões de leitura