Justiça do Trabalho lança o Primeiro Memorial Virtual da Justiça para deficientes auditivos e visuais

Data: 25/01/2023

Autoria: Juliane Sacerdote

Estudantes da rede pública participaram da adaptação de textos para incluir cegos e surdos

Uma turma de 80 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) localizado no Recanto das Emas visitou as instalações do Memorial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no fim do ano passado, no dia 19 de dezembro. O objetivo era conferir, em primeira mão, o Primeiro Memorial Virtual da Justiça do Trabalho acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual. 

Ao longo de 2022, os estudantes do curso técnico em produção de áudio e vídeo do IFB participaram, ativamente, da adaptação dos textos utilizados na página com o objetivo de promover a acessibilidade a pessoas com deficiência visual e também auditiva. 

Os conteúdos disponíveis na plataforma também contam com tradução em libras e a audiodescrição das imagens em 360° do TST e do Memorial Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, localizado no mezanino do bloco A. 

Projeto

A parceria entre a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST e o IFB foi possível a partir do acompanhamento do professor titular de Sociologia e Acessibilidade Audiovisual, Fabrício Augusto Gomes.

Cerca de 40 alunos do Colégio La Salle de Águas Claras, coordenados pela orientadora educacional, Brianda Muniz Martins, também participaram da iniciativa. 

Servidores da unidade foram ao colégio fazer uma palestra no início de dezembro do ano passado. Ao final, eles foram convidados a confeccionar desenhos e redações com a temática “Desafios para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. Todo esse trabalho está disponível on-line.

Visita

Os alunos do IFB aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações do edifício-sede do TST, além de ter a oportunidade de aprender mais sobre a história das últimas oito décadas de criação da Justiça do Trabalho. Nesse sentido, leram, de perto, documentos históricos, como as primeiras edições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e fotografaram as várias estátuas que compõem o acervo do Tribunal.

Premiação

O Primeiro Memorial Virtual da Justiça do Trabalho está concorrendo a um prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Memorial

O Memorial do TST está acessível para o público interno e externo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

As visitas também podem ser realizadas de forma virtual ou guiadas pela equipe da unidade. Agendamentos e mais informações pelos telefones 3043-4463 ou 3043-3636. 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

Sugestões de leitura