Biblioteca da Alepe festeja Dia Nacional do Livro Infantil com histórias e brincadeiras
Data: 04/04/2023
Personagens do escritor Monteiro Lobato foram escolhidos como tema central deste ano
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) receberá nesta terça-feira (4) 60 crianças com idade entre 5 a 11 anos de escolas públicas do Recife e de Camaragibe.
A garotada vai participar de atividades lúdicas e de incentivo à leitura em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. O evento também é direcionado para filhos de servidoras da Alepe.
Personagens do escritor Monteiro Lobato foram escolhidos como tema central deste ano para divertir e atrair os pequenos.
Além da contação da história do livro “O Pato Cantor”, que será ministrada pela escritora e bibliotecária Sônia Viana, a garotada participará de brincadeiras infantis como as de roda, estátua, bambolê, amarelinha e mímicas, etc. Também haverá trabalho de pinturas e desenho para as crianças menores e distribuição de guloseimas.
Os alunos participantes do evento são oriundos da Creche Ana Rosa, da Escola Cônego Rochael de Medeiros, ambas da comunidade de Santo Amaro, e da Associação de Mães Atípicas (crianças especiais), de Camaragibe.
De acordo com a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a Alepe comemora o Dia Nacional do Livro há 10 anos e pretende ampliar a programação. “O objetivo da biblioteca é despertar na criança e no adolescente o gosto pela leitura. Ler é ganhar o mundo e adquirir conhecimentos infinitos por meio dos livros”, disse.
Na avaliação de Sirlênia, muitas vezes as pessoas de comunidades e de baixa renda enfrentam dificuldades para frequentar uma biblioteca. “Ao chegar aqui as crianças se encantam com o mundo da leitura. É um momento de lazer, de acolhimento, de cultura e de arte”, enfatizou Sirlênia.
A gerente informou, ainda, que a Biblioteca da Alepe promove mensalmente o “Clube de Leitura” voltado para funcionários da Casa e o público em geral. “Os integrantes do clube sugerem livros para o grupo ler e debater uma vez por mês. As discussões acontecem na última quinzena de cada mês. É uma oportunidade para trocarmos ideias e fazermos amizades. É um aprendizado para a vida”, destacou.
Fonte: Folha de Pernambuco