Uso de inteligência artificial em escritórios de advocacia: adaptar-se para sobreviver
Data: 18/04/2023
Autoria: Alonso Indacochea
A necessidade de adaptação à tecnologia deixou de ser uma opção para se tornar uma estratégia de sobrevivência.
Charles Darwin disse “que as espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, mas as que melhor se adaptam às mudanças”.
Essa famosa frase ganha relevância no mundo atual, onde tudo evolui rapidamente e, principalmente, dentro do setor jurídico.
Há alguns dias, um relatório do Goldman Sachs sobre o uso de inteligência artificial nas organizações mencionou que, graças à inteligência artificial generativa, o setor jurídico nos Estados Unidos poderia automatizar até 44% de suas tarefas. Embora o relatório se limite a coletar informações sobre os Estados Unidos e a Europa, ousamos acrescentar que, no que diz respeito à América Latina, países como Brasil e México, embora tenham setores jurídicos relativamente grandes, poderiam ser favorecidos pelas tecnologias de automação em áreas como gerenciamento de documentos, pesquisa jurídica e revisão de contratos. Assim, é razoável supor que a porcentagem de tarefas legais que poderiam ser automatizadas nesses países poderia ser semelhante ou ligeiramente inferior aos 44% esperados para os Estados Unidos.
Por outro lado, países com setores jurídicos menores, infraestrutura tecnológica menos desenvolvida ou sistemas jurídicos mais complexos podem ter menos potencial para automação. Esse poderia ser o caso de países como Bolívia, Nicarágua ou Honduras.
Ainda assim, não podemos negar que a Inteligência Artificial (IA) tem abalado o setor jurídico e muitos ficam acordados até tarde tentando descobrir como, quando e quanto esse fenômeno afetará a região.
Embora eu não tenha as respostas para essas preocupações, o que posso dizer é que esta não é a primeira vez que nosso setor é abalado. Deixe-me refrescar sua memória:
Nós passamos de:
- Máquinas de escrever para sistemas de gerenciamento de documentos em nuvem;
- Serviços internos para outsourcing e offshoring (LPO na sigla em inglês);
- Taxas percentuais para modelos alternativos de cobrança;
- Operações dentro de uma mesma jurisdição para operações cross-border;
- Serviços tradicionais oferecidos por escritórios de advocacia a prestadores de serviços jurídicos alternativos (ALSPs).
E a lista não termina aí. O importante é que conseguimos nos adaptar a tudo isso, ou pelo menos a maioria de nós conseguiu.
Estamos enfrentando um tipo diferente de disrupção com a Inteligência Artificial?
O que posso dizer é que a IA revolucionou o setor jurídico com muito mais rapidez, automatizando essas tarefas repetitivas, tornando os recursos de pesquisa jurídica mais eficientes e gerando oportunidades de negócios e lucros entre os escritórios de advocacia. À medida que o mundo continua a adotar esses avanços tecnológicos, o setor jurídico precisará fazer o mesmo para permanecer relevante e competitivo.
A necessidade de adaptação à tecnologia deixou de ser uma opção para se tornar uma estratégia de sobrevivência. A capacidade de se adaptar às mudanças tecnológicas é crucial para o sucesso e a sobrevivência no mundo acelerado de hoje.
Uma das maneiras pelas quais os profissionais jurídicos podem se adaptar às mudanças tecnológicas é adotando uma abordagem ‘líquida’: um advogado líquido é aquele que não apenas possui conhecimento jurídico, mas também possui habilidades gerenciais, tem uma abordagem voltada para o cliente e domina a tecnologia.
A tecnologia se tornou um aspecto crucial do perfil de um advogado de sucesso e a IA é uma das atividades mais importantes. Por meio da adoção da IA, os advogados podem revolucionar a maneira como trabalham e se conectam com seus clientes, ao mesmo tempo em que podem oferecer serviços jurídicos mais acessíveis.
Da mesma forma, no mundo dos negócios, a tecnologia revolucionou a forma como os escritórios operam e interagem com seus clientes. Graças à análise avançada e à compreensão das informações, os escritórios podem tomar decisões informadas e obter vantagem sobre seus concorrentes.
Da mesma forma, com o uso da IA, a forma como os serviços de gestão operam e agregam valor aos seus clientes foi transformada. As soluções baseadas em IA permitiram que os consultores de gerenciamento oferecessem serviços mais sofisticados e baseados em dados e, para as organizações, permitiram a tomada de decisões informadas e melhoraram as questões de vantagem competitiva.
IA na gestão de organizações
Um dos benefícios mais marcantes da IA para serviços de gerenciamento é a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados de forma rápida e eficiente. Ao automatizar a análise de informações, a IA oferece aos consultores de gerenciamento uma compreensão mais profunda do desempenho de uma organização e a identificação de áreas para melhoria.
A IA pode ser útil no gerenciamento financeiro, fornecendo métricas de desempenho financeiro em tempo real, permitindo que os consultores tomem decisões informadas sobre investimentos e alocação de capital.
Se os profissionais e os escritórios realmente quiserem aproveitar todo o potencial da IA, precisarão quebrar algumas barreiras, como dificuldades de acesso à informação, preocupações éticas, falta de transparência, limitações técnicas e obstáculos presentes no arcabouço legal. Embora essas barreiras possam ser difíceis de superar, é possível se tivermos planejamento e treinamento adequados.
Assim, a adoção de novas tecnologias pode trazer enormes benefícios, bem como proporcionar novas oportunidades. A capacidade de se adaptar às mudanças tecnológicas é crucial para o sucesso e a sobrevivência no mundo acelerado de hoje.
Profissionais jurídicos e escritórios devem adotar a IA e mudar para uma abordagem mais adaptável se quiserem permanecer relevantes e competitivos. Se o conseguirem, poderão revolucionar a forma como trabalham e interagem com os seus clientes, podendo acrescentar valor às suas organizações.
A mudança é um processo de evolução e transformação contínua, que ocorre ao longo do tempo (hoje acontece muito mais rápido). É o resultado de vários fatores externos e internos que moldam e influenciam a maneira como os indivíduos e as organizações pensam, agem e operam. A mudança pode ser gradual ou repentina, planejada ou inesperada, positiva ou negativa e pode criar oportunidades e desafios. No contexto do setor jurídico, mudanças são necessárias para se adequar às necessidades dos clientes, aos avanços tecnológicos e às tendências globais.
Não sabemos se será 44%, 30% ou talvez menos, o que sabemos é que a IA chegou para ficar e teremos que nos adaptar com cautela, sobreviver e evoluir, como sempre fizemos e continuaremos fazendo.
Fonte: LexLatin