TRT-RN participa do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, no TCE-RN

Data: 20/05/2024

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) participou do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (XI BIBLIOCONTAS), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em Natal. No evento, o servidor do TRT-RN, Leandro de Souza, que é chefe da Biblioteca do tribunal, apresentou palestra sobre o “Acervo 2030: relato de uma ação de acesso à informação na Biblioteca do TRT21”.

O Acervo 2030 partiu de uma ação estratégica do TRT-RN para atender aos públicos externo e interno com a disponibilização de empréstimo domiciliar de mais de 2 mil exemplares de ficção, de informativos e da área do Direito.

A ação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16 da Agenda 2030 da ONU de “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”, além dos nº 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade).

Além da apresentação do Acervo 2030, Leandro de Souza apresentou ações e projetos em desenvolvimento no TRT-RN, como a página de Precedentes Nacionais, o Repositório Institucional Digital – RDI21, a Coleção de Produção Intelectual TRT21, e a Gestão da Informação de Pastas Funcionais de Magistrados, em fase de conclusão.

Encontro

O XI Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas – BIBLIOCONTAS, teve como tema a “GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS”, e traçou como objetivos a busca por maior integração entre as Unidades de Informação de cada tribunal participante. 

“Foi um evento de relevância para os bibliotecários e arquivistas do estado e do país, pois fortaleceu a divulgação da gestão da informação e do conhecimento, ao apresentar diversos exemplos de contribuições que já acontecem aqui no TRT-RN, como no TCE-RN, e nos demais tribunais participantes” avaliou Leandro de Souza, representante do TRT-RN.

Fonte:Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN)

Sugestões de leitura