TRT-RJ participa de seminário sobre a memória do Poder Judiciário

Data: 18/09/2024

O evento, ocorrido nessa terça (17/9), comemorou os cinco anos da Rede Memojus Brasil, que atua em prol da memória do Poder Judiciário brasileiro. O TRT-RJ apresentou um trabalho sobre Patrimônio Cultural Bibliográfico.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) participou, nessa terça-feira (17/9), do Seminário Memória do Poder Judiciário: 5 anos da Rede Memojus Brasil. O seminário, realizado à distância, foi composto por palestras e apresentações realizadas por coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre suas respectivas temáticas e ideias para a construção dos planos de ação colaborativos, a partir da experiência de cada um dos profissionais que integram a Rede. 

No evento, o TRT-RJ foi representado pela servidora da Divisão de Biblioteca, Cristiane Ferreira de Souza, bibliotecária, que fez uma apresentação como coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Patrimônio Cultural Bibliográfico. Ela expôs os desafios enfrentados pelas bibliotecas judiciárias e destacou problemas como o descarte indiscriminado de obras impressas, a extinção de bibliotecas judiciárias e o risco das mudanças climáticas na preservação de acervos. Segundo a servidora, a criação de redes de troca de conhecimento é de extrema relevância. “Principalmente perante a realidade de muitos tribunais brasileiros, onde as equipes dedicadas à gestão da memória institucional muitas vezes não dão conta dos processos de trabalho exigidos”, explicou.

Fundada em 9/9/2019, a Rede Memojus Brasil conta hoje com cerca de 450 participantes,  que atuam em prol da Memória do Poder Judiciário brasileiro. Fazem parte magistrados(as), servidores(as) e especialistas dos vários setores relacionados à área da memória (arquivos, bibliotecas, centros culturais, centros de memória, memoriais e museus) de todos os segmentos da Justiça brasileira, além de outras instituições parceiras, como arquivos públicos, universidades e Ministério Público.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região (RJ)

Sugestões de leitura