TJPA realiza serviço de higienização e restauração de obras raras

Data: 10/09/2024

Acervo de valor inestimável está sob guarda da Biblioteca Desembargador Antônio Koury

O Poder Judiciário do Pará deu início a uma ação estratégica para preservar parte significativa de seu acervo histórico, através da Biblioteca Desembargador Antônio Koury, no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na avenida Almirante Barroso, 3089, em Belém.

A biblioteca, guardiã de obras raras e de valor inestimável para a memória jurídica e institucional do Pará, está promovendo um processo de higienização e restauração de suas coleções mais antigas. O trabalho, realizado em etapas, é fundamental para garantir a conservação desses exemplares e evitar a perda irreversível, além de manter a qualidade dos materiais.

O acervo remonta ao Tribunal de Relação do Pará, criado em 1874, e, ao longo dos anos, sofreu com as mudanças de sede e a ação de agentes químicos e biológicos que comprometeram a integridade física de muitas obras. A primeira etapa do processo, iniciado em março deste ano, envolve obras produzidas no século XIX, selecionadas por seu inestimável valor histórico.

De acordo com a chefe da divisão de Biblioteca do Poder Judiciário do Pará, Elaine Ribeiro, “essa ação reforça o compromisso do TJPA com a preservação de seu patrimônio cultural e documental, assegurando que gerações futuras possam acessar o rico legado da Justiça paraense e das Ciências Jurídicas no Brasil”.

A restauração das obras raras da Biblioteca Desembargador Antônio Koury não é apenas uma questão de conservação, mas também de valorização da história e do saber jurídico para magistrados, servidores e jurisdicionados.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Sugestões de leitura