Revista do Legislativo recebe classificação Qualis
Data: 26/01/2023
Autoria:Vanderson Luiz
Periódico da Escola do Legislativo obteve o melhor conceito entre as publicações de Assembleias Legislativas.
A Revista do Legislativo Paranaense iniciou o ano com uma notícia mais do que especial. O periódico da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná entrou para um seleto grupo de publicações acadêmicas classificadas pelo Qualis Periódicos.
O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional. A Revista do Legislativo Paranaense, em sua primeira classificação, recebeu o conceito B2 pelo quadriênio 2017-2020, que é considerado uma excelente nota para uma publicação, principalmente considerando o pouco tempo de existência e a sua natureza de pertencer a uma Assembleia Legislativa.
Para se ter uma noção do tamanho da conquista paranaense, entre as Assembleias Legislativas que possuem publicações, apenas a Revista do Legislativo Paranaense e os Cadernos da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais obtiveram conceito B2.
“É um orgulho muito grande para nós receber esta classificação. Nossa revista ainda é muito jovem, mas conseguimos manter a periodicidade, mesmo com a pandemia, e também mantivemos um alto grau de exigência e de transparência para a seleção e a publicação de artigos, o que nos torna referência nacional”, avaliou a coordenadora Pedagógica e editora-chefe da Revista, Roberta Picussa.
A Revista
A Revista do Legislativo Paranaense, que em 2022 atingiu a publicação de número seis, é uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de divulgar produções que investiguem o Poder Legislativo e a Democracia no Brasil, contemplando temas como, instituições políticas, processo legislativo, comportamento político, elites políticas, políticas públicas e novas formas de participação política cidadã. O processo de avaliação da Revista e a colaboração da comunidade acadêmica submetendo e avaliando os artigos é que a fizeram alcançar rapidamente os degraus mais altos de qualidade. Quem deseja publicar um artigo passa por duas etapas de avaliação: a primeira feita por examinadores para certificar que o assunto corresponde à política editorial e a segunda a avaliação às cegas, feita por especialistas na área. “Existe um rigor na seleção que resulta em publicações de alto nível. Importante frisar que esse trabalho de avaliação é feito voluntariamente pelos membros da comunidade acadêmica em prol da divulgação científica. São diversos professores, alunos e egressos de Programas de Pós-Graduação, principalmente da Universidade Federal do Paraná, que dão o suporte para que a Revista publique artigos de qualidade. O resultado é este que estamos celebrando agora, com a classificação no Qualis”, comemora Roberta.