Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho recebe prêmio do CNJ
Data: 02/06/2023
A Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra) foi a vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico, com o projeto “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil – 1ª e 2ª edições”.
O Prêmio foi concebido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e entregue no encerramento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado no mês de maio, em Porto Alegre. A biblioteca do TRT-RN faz parte da Rebijutra.
A publicação premiada está em sua segunda edição e reúne referências bibliográficas sobre a história da justiça trabalhista desde os primórdios de sua implantação até o ano de 2021. O objetivo é ser uma fonte de informação para magistratura do trabalho, além de professores, advogados, pesquisadores e de toda a sociedade. Dentre as referências, é possível localizar livros e revistas dos acervos das bibliotecas de 22 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de obras publicadas em diversas plataformas digitais jurídicas.
A Bibliografia da História da Justiça do Trabalho está organizada por décadas e disposta em ordem alfabética. As duas edições estão disponíveis no link: (clique aqui).
Para Leandro de Souza, gestor da Biblioteca do TRT-RN, o reconhecimento do CNJ pelo trabalho apresentado é muito importante, pois “essa publicação é fruto de um trabalho coletivo, que demonstra a importância da Rede, e o potencial de contribuição que as bibliotecas apresentam para a Justiça do Trabalho como um todo,” disse o bibliotecário, que reforça a necessidade do trabalho desses profissionais.
“O prêmio é um dos primeiros resultados de uma série de ações que vêm sendo realizadas por bibliotecários e bibliotecárias que, com esforço na aplicação de suas competências, contribuem para o desenvolvimento de seus tribunais”. avaliou.
A Biblioteca Miguel Josino do TRT-RN é aberta ao público e o espaço funciona no 1º andar do prédio administrativo do tribunal, das 7h30 às 14h30. Confira mais informações no site ou pelo telefone (84) 4006-8127.