Justiça do Trabalho é premiada no III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam)
Data: 22/05/2023
A “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil – 1ª e 2ª edições”, elaborada pela Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra), foi o projeto vencedor do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico. O TRT-1 integra a Rebijutra e participou da elaboração da obra.
A Divisão de Biblioteca (Dibib) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) informa que a obra “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil – 1ª e 2ª edições” (link para outro sítio), elaborada pela Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra), foi o projeto vencedor do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico. A premiação foi concebida pelo Conselho Nacional de Justiça e entregue no encerramento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), em 12/5, em Porto Alegre. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) integra a Rebijutra e participou da elaboração da obra. A chefe da Divisão de Biblioteca (Dibib) do regional fluminense, Lúcia de Carvalho, é a representante da região sudeste na coordenação da rede.
A publicação, que está em sua segunda edição, reúne referências bibliográficas sobre a história da justiça trabalhista desde os primórdios de sua implantação até o ano de 2021 e pretende ser uma fonte de informação para magistrados(as), professores(as), advogados(as), pesquisadores(as) e toda a sociedade. Dentre as referências, é possível localizar livros e revistas dos acervos das bibliotecas de 22 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de obras publicadas em diversas plataformas digitais jurídicas.
A Dibib informa que o trabalho, que contou com o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT), foi realizado durante a pandemia da covid-19. Segundo a unidade, é o resultado do esforço conjunto dos profissionais que integram a Rebijutra, demonstrando a importância do trabalho colaborativo para a preservação da memória bibliográfica do Poder Judiciário.
A bibliografia está organizada por décadas e disposta em ordem alfabética. Abaixo de cada referência aparece a sigla do tribunal que possui o item, seja ele físico ou digital (acesso aberto ou restrito), e os links das mídias sociais. O acervo reúne também legislação e atos normativos, em ordem cronológica, do início da história da Justiça do Trabalho até os dias atuais.
O acesso aos documentos (link, cópia, impressão, empréstimo) seguirá as normas e as práticas de empréstimo de cada biblioteca. Os contatos das bibliotecas participantes estão listados na publicação. No caso do TRT-1, para acessar aos documentos entre em contato com a Dibib pelos seguintes canais: e-mail biblioteca@trt1.jus.br ou telefones (21) 2380 5640 / 5605 / 5604.