Judiciário paraense lança Manual de Gestão de Riscos
Data: 15/02/2024
Documento traz orientações sobre procedimentos a serem trilhados pelo Tribunal
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) lançou o Manual de Gestão de Riscos. O instrumento visa explorar e atualizar os princípios, a estrutura e a metodologia de trabalho da gestão de riscos do Judiciário paraense, constante em seu Plano de Gestão de Riscos, publicado em 2019, com o propósito de disponibilizar os novos direcionamentos, os processos e os procedimentos a serem trilhados pelas Unidades Judiciárias e Administrativas do Tribunal.
O Manual de Gestão de Riscos do TJPA apresenta uma nova metodologia de trabalho para o processo de identificação, análise, avaliação, resposta, tratamento e monitoramento de riscos, incluindo a integração da gestão de riscos à gestão de processos, como forma de alavancar os resultados do Tribunal, visando alcançar os objetivos organizacionais, inclusive através do Planejamento Estratégico.
Desta forma, se dá início ao 2º ciclo da Gestão de Riscos do PJPA, incluindo: a revogação do Plano de Riscos do PJPA – 2019 e a publicação do Manual de Gestão de Riscos do PJPA, onde o novo Plano consta nos tópicos 06 a 10.
A integração, além de otimizar as atividades, também propicia identificar e mitigar potenciais ameaças de forma proativa. A gestão de processos fornece uma estrutura sólida para entender, padronizar, documentar e aprimorar as atividades internas, enquanto a gestão de riscos permite uma abordagem sistemática para identificar, avaliar e gerenciar os riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos e afetar o desempenho dos processos, projetos e programas. Quando essas duas áreas se complementam, as organizações podem tomar decisões mais informadas, melhorar a resiliência e alcançar resultados mais consistentes a longo prazo.
Para acessar o Manual de Gestão de Riscos, aproxime a câmera do celular no QR Code abaixo ou clique aqui.