Colaboração e habilidades – não apenas tecnologia – transformarão os serviços jurídicos corporativos
Autoria: Business Reporter
Data: 19/10/2022
Os escritórios de advocacia e seus clientes corporativos tiveram um fascínio inteiramente compreensível com o poder potencialmente transformador da tecnologia jurídica nos últimos anos. Isso é compreensível porque os desafios que eles enfrentam são muitos, complexos e os desenvolvimentos em tecnologias como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e automação de processos robóticos parecem prometer soluções rápidas e fáceis.
Seja vasculhando inúmeros documentos para realizar a devida diligência antes de uma aquisição ou aproveitando os já consideráveis conjuntos de dados disponíveis para escritórios de advocacia e seus clientes para otimizar, acelerar e melhorar transações, a promessa de uma tecnologia pronta para uso tirar tarefas desinteressantes, repetitivas e de baixo valor das mãos dos advogados e permitir que eles se concentrem em questões críticas para os negócios tem sido e continua sendo extremamente atraente.
Não há dúvida de que houve algumas implementações bem-sucedidas de produtos plug-and-play que melhoraram a eficiência da forma como os serviços jurídicos são prestados, reduzindo custos, melhorando a experiência do usuário e agilizando os processos jurídicos. No entanto, esses sucessos não foram transformadores. Enormes desafios permanecem tanto para os departamentos jurídicos corporativos quanto para os escritórios de advocacia que os apoiam, e eles não serão resolvidos apenas pela tecnologia.
Em um ambiente de regulamentação cada vez maior e desafios comerciais significativos gerados por choques imprevistos como o Brexit, a pandemia global e a invasão da Ucrânia, os departamentos jurídicos corporativos se veem sob crescente pressão para fornecer uma gama muito mais ampla de suporte aos seus negócios com pouca ou sem aumento de recursos ou investimento. Em suma, eles precisam fornecer mais pelo mesmo – ou menos – sem, criticamente, nenhuma degradação na qualidade desse serviço.
Então, se a tecnologia legal não é a panacéia, onde devemos investir esforços e dinheiro para resolver esses problemas?
A resposta, acreditamos, está na construção de equipas multidisciplinares com um amplo conjunto de competências que trabalhem em estreita parceria com os nossos clientes para gerar, avaliar e desenvolver novas formas de prestação de serviços jurídicos às empresas. . A tecnologia desempenha um papel importante nisso, mas deve ser desenvolvida e implementada para se adequar ao serviço, e não vice-versa.
É por isso que investimos em nosso negócio de Soluções e construímos equipes de cientistas de dados, engenheiros jurídicos, especialistas em recursos, gerentes de projeto, desenvolvedores de produtos e especialistas na aplicação de tecnologia jurídica.
Trabalhando em equipas multidisciplinares com os nossos advogados e os nossos clientes, esta abordagem permitiu-nos conceber as soluções certas para os problemas complexos dos clientes. Eles aplicam tudo o que a tecnologia tem a oferecer em termos de precisão, velocidade e custo-benefício, mantendo a garantia de nossa profunda experiência jurídica.
Acreditamos que esta abordagem é de onde virá a verdadeira transformação. Não virá dos conjuntos de habilidades específicas em que investimos, dos processos que desenvolvemos ou das ferramentas e tecnologias que construímos. Isso acontecerá porque estamos aprendendo a colaborar efetivamente em todo o setor jurídico para enfrentar os problemas mais difíceis que nossos negócios enfrentam hoje.
Originalmente publicado em Repórter de Negócios
Link: G7