Biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”: história, cultura e educação preservadas no TJSP

Em abril é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca (9), espaços vivos que promovem a educação, a inclusão e o acesso gratuito à informação.
No Tribunal de Justiça de São Paulo há a biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”, localizada no Gade MMDC, que também atende ao público externo mediante agendamento. 
O local abriga um dos maiores acervos jurídico do país, com 160 mil volumes. São livros, artigos, coleções de periódicos nacionais e estrangeiros e publicações atuais. Entre os exemplares está o Código Justiniano – a obra mais antiga –, relíquia datada de 1585, completamente restaurada. Relato da vida de Ruy Barbosa e coletânea da jurisprudência da União Europeia também fazem parte da coleção.
A consulta aos títulos do acervo pode ser realizada pela internet – clique aqui, mas o acesso ao material somente de forma presencial.
 
Público externo pode agendar consulta ao acervo.
Os interessados devem agendar a consulta pelo e-mail biblioteca@tjsp.jus.br.
São três horários: de segunda a sexta-feira, às 10, 14 ou 16 horas, com permanência máxima de duas horas.
São quatro pessoas por vez, não sendo permitida a entrada de acompanhantes não agendados. A consulta, realizada no local, ocorre com os cuidados necessários à preservação dos materiais.
É permitida a utilização de celulares e tablets para captação de pequenos trechos do material consultado, mas não há serviços de reprografia ou digitalização de obras.
 
Serviço
Biblioteca “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”
Endereço: Gade MMDC – Avenida Ipiranga 165, Centro – São Paulo/SP
Agendamento por e-mail: biblioteca@tjsp.jus.br
Horários: 2ª a 6ª, às 10, 14 ou 16 horas
Contato: (11) 3489-5875
 
Fonte: TJSP
 
 

 

Sugestões de leitura