Biblioteca do TRF3 promove palestra com a escritora Luciene Muller
Data: 10/11/2023
Evento integra a Semana Nacional da Conciliação
A Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) promoveu, no dia 8 de novembro, a palestra e roda de conversa “Das ruas e dos livros: uma (re) conciliação possível” com a escritora Luciene Muller. O evento integra a Semana Nacional da Conciliação e é o primeiro realizado nas novas instalações do setor, localizado no andar térreo do prédio-sede do Tribunal, na Avenida Paulista, 1842 – Torre Sul.
Na abertura do encontro, a desembargadora federal Giselle de Amaro e França afirmou que a proposta da Biblioteca é também ser um espaço para palestras e rodas de conversa, com temas além do Direito, que sejam fonte de conhecimento e enriquecimento cultural.
A magistrada ressaltou a escolha da escritora Luciene Muller como exemplo de restauração de uma história sofrida. “Uma pessoa que conseguiu, com recursos próprios, por meio dos livros, se reconciliar com a vida que deixou para trás e tornou-se modelo de superação”.
Luciene Muller contou um pouco de sua história, relatada no livro “Colo invisível”, e a emoção de estar na Biblioteca do TRF3. “Estar em espaço com um acervo completo de pessoas que se dedicaram e estudaram muito é interessante, porque tive meus direitos violados.”
A palestrante, que já esteve em situação de rua, dos quatro aos 11 anos de idade, encontrou abrigo em uma biblioteca pública, até ser resgatada e reconstruir a vida. “Os livros me mostraram um mundo diferente, porque minha história me assustava. O ambiente em que convivia era perigoso para uma menina tão pequena. A biblioteca passou a ser a minha casa”, concluiu.
Estiveram presentes no evento os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Silvio César Arouck Gemaque.