Biblioteca Digital do TJPA passa a fazer parte do Consórcio BDJur

Data: 29/04/2024

Participação permite maior visibilidade mundial às publicações digitais do acervo do Poder Judiciário

O Poder Judiciário do Pará vem investindo cada vez mais na ampliação dos recursos digitais para atendimento aso diferentes públicos. Nesse contexto, em 9 de dezembro de 2019, a Divisão de Biblioteca implantou a Biblioteca Digital do Poder Judiciário do Pará (BD-PJPA), institucionalizada pela Portaria nº 5681/2019-GP.

Os objetivos fundamentais dessa ação estão na preservação da memória institucional e na promoção do acesso a produções científica, técnica, histórica e cultural do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da organização e disponibilização de documentos em formato digital.

O acervo da biblioteca é formado por documentos digitais, como os oriundos do acervo da biblioteca tradicional digitalizados, os produzidos originalmente em formato digital, arquivos de áudio e/ou vídeo etc.

E, por meio do Acordo de Adesão Nº 7/2024 ao Instrumento de Cooperação STJ Nº 2/2023 a Biblioteca Digital do Poder Judiciário do Pará passou a fazer parte do Consórcio BDJur – Rede de Bibliotecas Digitais Jurídicas

O Consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais jurídicas formada por órgãos do Poder Judiciário, englobando as esferas federal e estadual, e por outras instituições públicas provedoras de informação jurídica. O consórcio integra, em único portal, os repositórios digitais das instituições participantes, possibilitando a realização de uma busca unificada em seus acervos. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é o responsável pela gestão do Consórcio BDJur, (regulamentado na Instrução Normativa STJ/GP nº 5 de 20 de fevereiro de 2019). As tratativas para adesão foram conduzidas pelo Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, presidente da Comissão de Súmula, Jurisprudência, Biblioteca e Revista.

A participação do TJPA na rede de bibliotecas jurídicas é importante, pois as publicações digitais do TJPA passam ter maior visibilidade nacional e internacional, uma vez que associa a BD-PJPA a uma marca já consolidada no “mercado” de informações jurídicas digitais. Nele, já estão presentes as bibliotecas de alguns dos principais órgãos jurídicos do país, como a do Tribunal Superior Eleitoral, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Conselho de Justiça Federal.

Fazer parte do consórcio proporciona ao Poder Judiciário do Pará ainda mais protagonismo, visto que a Biblioteca Digital do TJPA é a primeira de um tribunal da região norte a integrar o BDJur.

De acordo com o chefe da Seção de Biblioteca Digital do STJ, José Ronaldo Vieira, “O Consórcio BDJur é um portal de informações jurídicas que integra acervos de repositórios digitais das instituições participantes, possibilitando a realização de uma busca unificada nos conteúdos disponibilizados. Dessa forma, a iniciativa facilita a busca e promove o acesso às publicações dos repositórios cadastrados”.

Clique aqui para acessar o portal do Consórcio BDJur.

Fonte: Tribunal de Justiça do Pará

Sugestões de leitura